Antes de adquirir qualquer animal, converse com um Veterinário. Ele irá esclarecer as suas dúvidas e aconselhar como proceder, principalmente os "marinheiros de primeira viagem".
Se você já tem gatos em casa, tenha bastante cuidado ao introduzir outro no mesmo ambiente.
Leve o animal antes ao Veterinário para ser examinado, seja o gato de raça ou não, principalmente se você o apanhou na rua ou não tem certeza da origem dele.
Só adquira animais de raça de criadores idôneos. Você pode consultar as associações de criadores da raça que escolher, sobre o melhor local. Não acredite em "pechinchas", o barato sai caro mais tarde.
Procure ler e saber mais sobre a raça que escolher, algumas raças são mais propensas a determinadas doenças do que outras, é bom ficar sabendo.
De uma forma geral, gatos de rua são mais resistentes, por passarem constantemente por uma seleção natural, só os mais fortes e resistentes a doenças sobrevivem na rua. Talvez um amigo ou vizinho esteja procurando lar para algum filhote.
As Sociedades Protetoras também são locais onde encontram-se centenas de animais abandonados, esperando um dono. Veja o que a SUIPA tem a dizer e a oferecer à você, que quer adquirir um amigo.
Como escolher um gato?
Não é difícil escolher, desde que tenhamos em mente para que o queremos.
Se for apenas como um bom companheiro, o importante é que tenha um bom temperamento, demonstre estar alerta e vivaz e não tenha olhos e nariz com secreções. Essas são as características de um animal com saúde. Não importa que sejam de raça pura ou não. Não há razão para que um gatinho vira-lata ou mestiço não possa ser sadio, forte bonito e feliz.
Quando o objetivo é a criação de gatos a escolha recai sobre os de raça pura.
Os gatos de raça pura são mais caros por possuirem pedigree.
0 comentários:
Postar um comentário